sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Olimpíada Interna de Tabuada - 2º ano B

Os alunos do 2º ano B estão participando entusiasmadamente de uma Olimpíada interna de Tabuada. A proposta surgiu como estímulo para que os mesmos memorizassem os resultados, tendo em vista que o processo de aquisição da multiplicação já tinha sido assimilado. Compreender o processo é fundamental. É inconcebível exigir que os alunos recitem: "duas vezes um, dois; duas vezes dois, quatro;...", sem que tenham entendido o significado do que estão dizendo. Na multiplicação, bem como em todas as outras operações, a noção de número e o sistema de numeração decimal precisam ser construídos e compreendidos. Trabalhando com materiais concretos – como papel quadriculado, tampinha de garrafa, pratinhos plásticos, material dourado e palitos, explorando jogos e situações diversas, os alunos puderam, aos poucos, construir e registrar os fatos fundamentais que compõem a tabuada. Entenderam que a multiplicação agiliza o processo de adição e que, se eles soubessem a tabuada "de cor", poderiam ser mais ágeis ao resolver as operações. Uma vez compreendidos os fatos fundamentais, partimos então para a memorização. Para isso, está sendo utilizada a Olimpíada interna de tabuada. Devemos dizer então que o aluno não deve memorizar mecanicamente a tabuada. Esta memorização deve ser precedida pela compreensão. A ênfase do trabalho está posta na construção dos conceitos.










Profª. Iolene Lima

Um comentário: