terça-feira, 16 de março de 2010

Construindo mapas...

A Geografia oferece diversos instrumentos  para a compreensão e intervenção na realidade social.  No Ensino Fundamental 1, possui uma proposta interativa, onde os alunos constroem conhecimentos e vivenciam experiências no intuito de chegarem aos conceitos geográficos.  Através dela conhecemos as múltiplas relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço, e percebemos as marcas do passado no presente.

O estudo da linguagem cartográfica contribui não apenas para que os alunos venham a compreender e utilizar uma ferramenta básica da Geografia, os mapas, como também para desenvolver capacidades relativas à representação do espaço. Situar-se no tempo e no espaço, saber que é um ser histórico e que suas ações resultam na melhora do meio em que vive.

Profª Iolene Lima
Coordenadora do Ensino Fundamental 1

“Trabalhamos noções de representação espacial, localização e orientação, fundamentais para a construção da noção de espaço. Abordamos essas noções por meio da leitura de plantas e mapas, de modo que os alunos percebam as diferentes formas de representação do espaço.” 


Profª Fernanda Ferreira, 3º ano A






Nenhum comentário:

Postar um comentário