quarta-feira, 31 de março de 2010

VAMOS JOGAR XADREZ?

Estamos estudando com muita propriedade todo o nosso currículo escolar, garantindo assim excelência acadêmica e contextualização com o que há de melhor em educação neste país. Um dos documentos em que nos norteamos são os chamados Parâmetros Curriculares da Nação. Este documento, na disciplina de Educação Física, contempla:
 
“...Assim, consideram-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional. “

“...São exercidos com um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo em situações festivas, comemorativas, de confraternização ou ainda no cotidiano, como simples passatempo e diversão. Assim, incluem-se entre os jogos as brincadeiras regionais, os jogos de salão, de mesa, de tabuleiro,de rua e as brincadeiras infantis de modo geral.
Envolvem ou não a utilização de materiais e aparelhos, podendo ocorrer em espaços fechados, ao ar livre e na água. 

 
A capacidade dos alunos em se organizar é também objeto de ensino e aprendizagem; portanto, distribuir-se no  espaço, organizar-se em grupos, ouvir o professor, arrumar materiais, entre outras coisas, são procedimentos que devem ser trabalhados para favorecer o desenvolvimento dessa capacidade. Tomar todas as decisões pelos alunos ou deixá-los totalmente livre para resolver tudo, dificilmente contribuirá para a construção dessa autonomia.
Além disso, o contexto da aula de Educação Física deve poder contemplar as diferentes competências de todos os alunos, não apenas daqueles que têm mais facilidades para determinados desafios, de modo que todos possam desenvolver suas potencialidades.”

Incluir o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo como ferramenta pedagógica traz inúmeros benefícios às crianças, ressaltam os educadores modernos e os maiores sistemas pedagógicos do país. O principal ganho é cognitivo. Ajuda no desenvolvimento de capacidades como memorização, concentração, raciocínio e lógica.

 
Além desses benefícios, o xadrez desperta o juízo crítico e contribui para formar o espírito de investigação do aluno. Conseqüentemente, as ações do pensamento, da intuição, do cálculo e da decisão estão intimamente ligadas à sua prática.

 
Assim sendo, todas as demais disciplinas do currículo ganharão. Obviamente outros jogos e atividades físicas serão trabalhados, pois outras competências e habilidades também estão em pauta. A visão da Educação Física mudou. Ela é mais uma disciplina curricular e não apenas  um momento de relaxamento.





Iolene Lima
Coordenadora do Ensino Fundamental I

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